Você sabe como usar almofada de amamentação? Embora pareça intuitivo usar esse item, acredite: é possível explorar sua funcionalidade para além do óbvio.
Sem dizer que, mesmo para seu objetivo final, é preciso realizar o encaixe certo para aumentar o conforto da mãe e do bebê.
Muitas mães ainda têm algumas dúvidas sobre o assunto. Apesar de entenderem a utilização correta, elas não sabem até quando, de fato, deixar que a almofada faça parte do momento de amamentação.
Além disso, outras mães ainda têm dúvidas sobre os modelos certos e onde comprá-los.
Se você se encaixa em uma dessas situações, não se preocupe. Estamos aqui para ajudar: continue a leitura para aprender mais sobre o assunto e tirar todas as suas dúvidas!
É bom usar almofada para amamentação?
Antes de falar sobre como usar almofada de amamentação, vale a pena desvendar esse mito. Afinal, é bom mesmo usar esse item? A resposta é sim, e aqui estão alguns benefícios que você precisa conhecer!
1. Ajuda a posicionar o bebê
Nos primeiros meses de vida, a almofada de amamentação é muito importante para mãe e bebê. Com a ajuda dela, a criança fica posicionada de maneira segura e confortável logo nos primeiros meses de vida, até que seu corpinho se estabilize.
2. Facilita a pega
Para mamar do jeito certo, o bebê precisa abocanhar toda a aréola do seio da mãe. Do contrário, ele não conseguirá sugar o leite e pode até se sufocar.
A almofada entra em cena para auxiliar nessa questão, porque quando o bebê está posicionado do jeito certo, a pega será muito mais fácil.
3. Deixa a mãe confortável
Durante a amamentação, nem sempre a mãe está disposta ou confortável. Até porque, ela segura o bebê no colo o tempo todo, e muitas vezes fica com o corpo cansado.
A almofada pode ajudar no conforto da mãe e servir como apoio ao bebê, para diminuir a pressão nos braços e aproximá-lo de si sem muito esforço.
Até quando usar almofada de amamentação?
Não existe uma regra sobre até quando usar a almofada de amamentação. Na verdade, muitas mamães começam a usá-la durante a gestação, para apoiar a cabeça ou os braços em momentos de descanso e sono, quando o barrigão exige mais conforto.
Depois, nos primeiros meses de vida, o uso da almofada será praticamente diário. Sempre que a mãe estiver sentada, seja na própria poltrona de amamentação, seja em um sofá, cadeira ou até em locais públicos, a almofada está lá para garantir a sustentação da criança.
Mais tarde, mesmo que o bebê se desenvolva com firmeza, a almofada ainda pode estar presente durante a amamentação. Dessa vez, mais por conforto do que por auxílio, o que ainda assim é vantajoso.
Por fim, quando o bebê estiver se desenvolvendo com muita saúde, crescendo e descobrindo o mundo, a almofada pode ajudá-lo a se movimentar sozinho, se sentar, se arrastar na cama e servir como apoio de contenção.
Ou seja, investir em uma almofada de amamentação é uma boa pedida, pois ela será usada durante muito tempo, para diversas finalidades.
Mas atenção! Essa é apenas uma orientação para reforçar o uso de sua almofada: mesmo com a presença da mãe, o bebê deve usá-la quando estiver acordado.
Para dormir, opte por outros travesseiros apropriados para os pequenos, que assegurem um sono tranquilo e mais conforto para passar a noite.
3 dicas de como usar almofada de amamentação
Bom, agora é hora de entender um pouco melhor sobre como usar almofada de amamentação. Aqui estão três dicas para você colocar em prática e aproveitar o conforto trazido por esse item. Acompanhe!
1. Para amamentar
Como o nome sugere, a almofada de amamentar serve justamente para esse momento tão especial entre mãe e bebê. Seu formato em C é anatômico, de maneira que possa ser mais bem aproveitada de duas formas diferentes.
Primeiro, ao ser colocada em frente ao corpo da mãe, para servir como apoio, seja no braço ou mesmo diretamente no colo, em cima das pernas.
Ou então, na lateral do corpo do bebê, para dar sustentação e servir como apoio.
2. Depois da amamentação
Depois da amamentação, a almofada pode ser utilizada como uma espécie de ninho. O bebê deve ser posicionado de barriga para cima, entre a curvatura da almofada, e ser deixado em descanso por alguns momentos.
Essa é uma prática muito importante para a criança que acabou de mamar. Isso porque, ao ficar deitado de forma inclinada, é possível evitar o refluxo e trazer mais conforto na hora da digestão.
3. Para ajudar a fortalecer a musculatura
Na medida em que o bebê fica mais firme, é indispensável continuar a estimular sua musculatura. Assim, em alguns períodos do dia, vale a pena colocá-lo de bruços, sempre sob supervisão.
A almofada para amamentar pode ser utilizada justamente para essa finalidade. Nesses momentos, ele exercitará a extensão do tronco e aprenderá a levantar a cabecinha, podendo assim descobrir o mundo ao seu redor e começar a desenvolver melhor todos os seus sentidos e sua atenção.
Mais tarde, a almofada ainda pode ser aproveitada durante a aprendizagem da criança para se sentar ou para se virar sozinha na cama.
Onde comprar almofada de amamentação?
Mas, afinal, onde comprar um travesseiro de amamentar? Qualquer modelo serve ou existe algum específico? Para encontrar a resposta para essas perguntas, vale a pena conferir as opções da UaUá Baby e encontrar a melhor almofada de amamentação para você e seu filho.
São muitas opções desenvolvidas com muito carinho, pensando no conforto de ambos e no aconchego que esse momento demanda.
Confira as melhores almofadas de amamentação para bebês na Uauá Baby!
E então, o que achou de descobrir mais sobre como usar almofada de amamentação e seus benefícios? Se você gostou do que viu por aqui, não perca tempo: é hora de se preparar para a chegada de seu bebê e aproveitar para acrescentar esse item essencial ao seu enxoval.
Se quiser acompanhar mais dicas e novidades sobre esse universo, continue com a gente!
Nossas páginas no Facebook e no Instagram estão cheias de dicas e atualizações, é só seguir e ficar por dentro.